logo da vtnorton

📰 Outras postagens

Construindo minha Jarvis: a série

Construindo minha Jarvis: a série

por vítor norton, em 09/08/2024

Construindo minha Jarvis: a série

Estou com uma missão de longo prazo: de ter um segundo eu com inteligência artificial. Por vezes queria algum outro braço, ou vontade de ter 48h em um único dia. Tenho mais ideias que minha energia permite executar. Sim, aprendi a dizer não para elas, mas não é só pela busca de produtividade, é pelo medo de esquecer. É por estar com tanta coisa na cabeça que não ela fica em 100% de uso o tempo todo. Ansiedade que chama, acho. Talvez pela expectativa de conseguir equilibrar melhor trabalho e vida pessoal, não sei.
Pois bem, seja lá qual motivo sombrio minha mente quer ter um auxiliar - se é pelo egocentrismo de não ter alguém que pense exatamente como eu, ou se é pela preguiça intrínseca em mim de querer pedir a IA para fazer todo o meu trabalho - tenho o objetivo claro de ter a IA me auxiliando no máximo que ela conseguirá (pois acho que não está pronta ainda). Quero minha própria Jarvis.
Por quê? Qual a motivação? A verdade é que o motivo ainda não está tão claro pra mim, e talvez devesse levar para terapia. Bom, descobrir o objetivo final desta ideia também faz parte da missão, afinal só conseguirei alcançar o objetivo quando souber exatamente o motivo. Deixe me explicar:
Eu tenho um sonho de conhecer a Grécia, e visitar os sítios arqueológicos por lá, ficar uns bons meses explorando a região do mar mediterrâneo. Eu não sei exatamente quais os pontos turísticos, hotéis, restaurantes e definitivamente ainda não tenho um plano de voo ou nem noção de quando eu alcançarei esse meu sonho. Não saberia nem por onde começar.
Porém, enquanto não sei nada disso, estudo História Antiga, e ela já está me dizendo alguns lugares que não estão nas rotas turísticas comuns. Também olho o quanto de investimento eu terei que fazer para realizar esse sonho, por alto sei que não vai sair barato. Posso não saber exatamente quanto ficará, mas consigo ir juntando pra não começar do zero. Passaporte, visto, aprender um novo idioma. Estou trabalhando para essa missão ser mais factível, mesmo não sabendo exatamente como ela será.
Assim é este projeto. Eventualmente a IA irá chegar em um ponto de termos a nossa própria Jarvis, e não acho que será nos próximos 5 anos ou mais. Porém eu quero usar todos os recursos cabíveis a mim pra antecipar isso.
Ah, disclaimer… Não, eu provavelmente não estarei falando de Chat GPT ou Gemini, ou qualquer outra AI Generativa tão cedo. Tem um trabalho de base a ser feito antes, com minhas contas, com automações, com meus dados. Elas farão parte do processo certamente, porém quero me aprofundar no processo antes de entregar estes dados a elas.
Então se sua expectativa é de ver falar sobre essas IAs, segure os ânimos, pois teremos essa conversa aprofundada, mas vai demorar. Até porquê, enquanto escrevo e vou avançando nestes pontos, todas essas IAs irão ganhar novas versões e ficarão mais maduras a ponto de eu conseguir de fato confiar nelas.
Pois bem, eu vou compartilhar tudo o que estou fazendo para alcançar esse resultando desconhecido em uma sequência de postagens por aqui, fique ligado.
 
Atualização: Atualizei o nome da série para “Construindo minha Jarvis” ao invés de “Me clonando na IA”