logo da vtnorton

📰 Outras postagens

Mais um artigo sobre a importância de acessibilidade na produção de conteúdos

Mais um artigo sobre a importância de acessibilidade na produção de conteúdos

por vítor norton, em 28/09/2023

Mais um artigo sobre a importância de acessibilidade na produção de conteúdos

Queria começar esse artigo falando o óbvio, mas o óbvio precisa ser dito né: acessibilidade é lei. Mas queria ir para uma abordagem um pouco diferente, uma que explodiu a minha mente.
Normalmente quando falamos sobre imediatamente nos remetemos a PCDs, que são os maiores beneficiários de ter, afinal só no Brasil são 10 milhões de pessoas surdas e 6 milhões de pessoas cegas, de acordo com o IBGE de 2022. O Ministério da Saúde, em 2022, mostra que são mais de 2 milhões de pessoas neurodiversas.
Mas hoje, quero explorar uma noção de que acessibilidade não é só para pessoas com situações permanentes, mas também para momentos temporários e situacionais.
Acredito que a melhor forma de explorar esse assunto é começando pela audição. Quando pensamos em uma pessoa em situação permanente da falta da audição, ou seja, uma pessoa surda, a gente precisa por exemplo legendar um conteúdo. Esta é uma forma muito importante de necessária para apoiar estas pessoas.
Porém o que geralmente não pensamos é pessoas que estão com infeção no ouvido, ou que está num ambiente barulhento, como uma balada, podem ser também muito beneficiárias desta abordagem. Isto é, pessoas em casos temporárias (como infecção de ouvido) ou pessoas em caso situacional (como um ambiente que não se pode emitir sons, ou em local barulhento). Certeza que você já passou por uma destas situações e precisou usar ferramentas de acessibilidade e nem tinha se tocado.
Assim como na audição, podemos enxergar casos na fala, toque e visão.
Sobre casos temporários na fala estamos falando de pessoas com laringite ou que perderam a voz depois de uma noite de karaokê e muita gritaria. Enquanto casos situacionais podemos pensar em quem tem um sotaque bem carregado para a audiência em que está se falando.
Na visão, de forma temporária podemos pensar em alguém que está com catarata, enquanto um caso situacional seria de um motorista, por exemplo.
No toque, podemos pensar em alguém com o braço quebrado ou em uma pessoa carregando um bebê, para casos situacionais e temporários respectivamente.
Espero que tenham entendido que acessibilidade é de fato para todos, e que a importância dela é bem maior do que você pode imaginar. Claro que, para algumas pessoas ela é as vezes algo que impede, durante todo o tempo de vida, a acessar um conteúdo. Porém basta um pequeno esforço de empatia.