logo da vtnorton

📰 Outras postagens

Existe esse tal de desenvolvedor de palco?

Existe esse tal de desenvolvedor de palco?

#dev#comunidades#devrel#opiniao#cotidiano
por vítor norton, em 23/05 às 00h00

Existe esse tal de desenvolvedor de palco?

Há um tempo atrás um amigo me chamou de “desenvolvedor de palco”, mas o que isso significa? Seria essa uma evolução do empreendedor de palco? Ou só mais um daqueles que colocam Havard no currículo sem nem mesmo terem pisado na universidade? Eu não fiquei ofendido, na verdade foi o oposto. Pra mim a definição do “de palco” é sobre aumentar o que foi feito, colocar flores e purpurinas. Colocar glamour aonde não se encontra. Hora pois, ser desenvolvedor é estar lidando com conhecimentos técnicos, ou você sabe ou não. É bem simples desmitificar isso.
Primeiro precisamos entender que programador e desenvolvedor não são a mesma coisa, enquanto o programador está focado em virar noites codando e simplesmente entregar o que foi pedido, o desenvolvedor vai além: preocupa em entregar a melhor opção para o cliente, visando segurança, acessibilidade, ter tudo documentado e além.
Um briga para saber qual linguagem é a melhor para se trabalhar, o outro sabe que cada situação é uma. Um acredita que a gambiarra é a forma de vencer a derrota, o outro sabe que isso irá prejudicar todos que irão trabalhar no projeto posteriormente. Ah, sim. Vamos falar disso um pouco: você precisa escrever códigos em que todos os outros programadores possam entender. Não fiquei ofendido em ser chamado assim, visto que ele colocava todo o código javascript dentro da pasta css e não havia sequer um padrão de linguagem no php.
Mas eu vou além, trabalhar com tech permite que você quantifique e qualifique o seu conhecimento como em nenhuma  outra área. Eu sei criar pipelines para entrega contínua de sistemas react com aspnet core no azure. Eu sei os motivos por trás de se usar uma string ao invés de uma String no C#. Quando você coloca lado a lado as tecnologias que você trabalha todo o santo dia, com alguém que diz algo assim, é nítido que essa pessoa não faz 20% do que eu faço. Boa sorte em chegar lá sem mudar o seu mindset.
Parte do que faz um desenvolvedor bom é entender que é preciso conhecer as ferramentas de trabalho que estão disponíveis, como o GitHub, npm e porque não, a própria linguagem. Criar códigos simplesmente por criar, copiando de outros autores ou do StackOverflow não tem faz um programador melhor, ser reconhecido por contribuir diretamente com a comunidade opensource, ajudar pessoas e instigar curiosidade em eventos, isso sim te faz um programador melhor. O prêmio de profissional de maior valor da Microsoft (MVP) é apenas reconhecimento disso.
Na mesma frase em que ele diz que sou desenvolvedor de palco, ele também diz que possui um aplicativo para android com 10 mil usuários e por isso ele seria melhor que eu que tenho um para Windows Phone que ninguém usa. Ok, como já sabemos respostas fáceis não trazem uma solução e não contribuem. A frase até é verdadeira, até olharmos mais a diante. O que representa 10 mil usuários no android? O que representa os mesmos usuários no Windows Phone 10? Veja a limitação da audiência. E posso acrescentar ainda que o app para Windows é pago, é um dos mais bem avaliados da loja e específicos para desenvolvedores. Nicho! Sucesso no seu nicho!
Para alguém que gerencia uma agência de marketing ele deveria saber que mercados de nicho são o futuro, é lá que você quer ir na web, é pra lá que você tem mais chances de sucesso.
Mas, de novo, isso é olhar de forma fácil o problema. Vamos aprofundar mais, na métrica que mais importa, a comunidade. Receber feedback de usuários ativos no aplicativo dizendo que ele permitiu que estudassem programação pelo celular quando os computadores da universidade não ajudavam é simplesmente fantástico. 80% dos usuários do Formula – Universal Code Editor são estudantes principalmente na China, Alemanha e Brasil. Não há nada mais importante do fazer parte ativa da história de +10 mil usuários ao redor do mundo.
Só porque dou palestras não me faz desenvolvedor de palco, talvez desenvolvedor no palco e aí sim – é pra se orgulhar com força! Bora ensinar todo mundo a programar!