logo da vtnorton

📰 Outras postagens

Construindo o Formula – Universal Code Editor

Construindo o Formula – Universal Code Editor

#apps#projetos#dev#formula#construindo
por vítor norton, em 07/04 às 00h00

Construindo o Formula – Universal Code Editor

Na última semana eu lancei uma novo aplicativo: Formula – Universal Code Editor. E diferente de todos os aplicativos que eu fiz até agora, este foi complexo e não foi fácil desenvolver ele. Então pensando em todo o processo de construir ele eu decidi fazer uma série de posts no blog chamada de “Building it” para falar do processo de criar um aplicativo. E hoje falei sobre como escolhi o nome dele.
Bom, na verdade eu não cheguei a escolher o nome. Quando trabalho em um novo projeto eu uso codinomes, para este projeto em específio escolhi o nome Quebec. Como isso funciona? Simples, para projetos simples e que são algum tipo de ferramenta uso nomes de cidades na França (Como o projeto Nice, aka Random 42, ou o projeto Lyon, aka Time Calculator), para projetos de diversão e entreterimento eu uso cidades dos Estados Unidos (como Las Vegas, aka o velho #TrueOrDare). E agora projeto Quebec (Canada) para ferramentas complexas.
Eu gosto de trabalhar com codinomes porque assim eu não fico preso no nome do produto, siginificando que eu posso mudar o nome facilmente, apenas alterando uma linha de código. Ou que eu não preciso esperar por um nome até que eu começe a fazer a codificar. O nome é a última coisa que eu faço ou me preocupo, e para escolher o nome Forumla eu fui até a nação do Twitter!
Eu não sou bom em criar novos nomes. Eu iria lançar o aplicativo chamando ele de Quebec, mas eu sei que isso não é bom para o marketing nem para o produto. Então eu perguntei aos meus seguidores do Twitter, qual nome eu deveria utilizar. Eu recebi várias sugestões: Code X, IDE CODE,  Code Master, Codz, Codez e muitos outros.
Eu já estave pensando em usar o nome IDEA, mas ele já estava sendo utilizado pelo IntelliJ (IDE de Java). Sem a ajuda do Twitter eu iria usar este nome, e agradeço ao  @julihermes pelo aviso. E então, eu me vi com muitas opções, minha opção favorita até então era Code Boss. Mas muitos outros nomes bons também foram sugeridos. Decidi fazer um quiz no Twitter e o mais votado iria ganhar. Os participantes: Code Boss, IDEa, Formula e Code X. 37 votos depois, Code X ficou em primeiro lugar e Formula em segundo.
Durante este quiz o @julihermes me mandou uma outra sugestão: “Universal Editor”. Este sim era um nome incrível!
Então eu peguei a sugestão do @LaurenteEnoque e do @julihermes e contruí o “Formula – Universal Code Editor”.
Sim, eu sei, eu trapaciei. Não peguei o mais votado, mas Code X não estava passando a sensasão que eu queria. Não expressava o que o Formula é. E foi assim que escolhi o nome. Eu estou considerando em usar este mesmo metódo para escolher nvoos nomes, então fiquem ligados no meu Twitter (@vt_norton) para novidades e no meu snapchat (vtnorton) onde eu mandei muitas imagens do aplciativo antes de qualquer outro lugar