logo da vtnorton

📰 Outras postagens

Uma manifestação democrática e patriota

Uma manifestação democrática e patriota

#politica#pessoal#opiniao
por vítor norton, em 19/06 às 00h00

Uma manifestação democrática e patriota

Não tenho filiação política, nem partido político. Não gosto de definições como esquerda ou direita. Gosto de pensar em direitos humanos e respeito. E quando a democracia está fraca, é preciso ir às ruas e defender ela, custe o que custar!
Sai de casa e já no trem, quilômetros de distância da Avenida Paulista, um rapaz com uma camisa verde e amarela, com uma estampa do Bolsonaro ridicularizado na frente. Percebi que estava na direção certa. Porém, somente uma pessoa ali estava claramente indo a manifestação.
Quando cheguei na estação da paulista, linha amarela do metrô, apesar destas todos com máscaras PFF2, somente aquele jovem que eu tinha certeza ir na manifestação, até que escuto algumas pessoas se trombando: “vai na manifestação?”, “sim!”, “vamos juntos?!”, “Claro!”.
A minha surpresa começou nos primeiros metros da Avenida Paulista, fiz o plano de ir caminhando até o shopping Cidade São Paulo, e depois voltar. TODAS aquelas pessoas no metrô estavam indo na manifestação.
Estavam lá, mães com seus filhos pequenos, casais de idosos, pessoas com deficiências, mulheres, negros, gays. Todos eles estavam contra este governo. Ao contrário do que vemos em manifestações bolsonaristas, temos uma representação real da população, uma democracia. Não feira somente de pessoas brancas, ricas, héteros e cristãos. Temos um país inteiro nas ruas, sendo representado.
notion image
Guilherme Boulos lembrando a Bolsonaro que quando o povo vai a rua é porque o governo está falhando.
A caminhada foi longa, é extremamente importante, difícil não se emocionar com cartazes lembrando constantemente as diversas vidas perdidas por falta de ação ao responder e-mails oferecendo vacina.
Tudo pacífico, não tive medo em momento nenhum, de ser roubado, nem de ter agressões. Tinha todo tipos e bandeira, de todo tipo de partido político, ideologia, sexualidade e claro: a bandeira do Brasil. Confesso que estava com medo de ir com a minha, por acharem que eu seria bolsonarista. Mas não. Ninguém teve problema com isso.
notion image
Percebi que estava sendo feito história ali ao caminhar e ter blocos de várias classes: professores, metroviários, idosos, etc. todos querendo respeito e o direito básico a vida.
Está sim, foi a festa da democracia, abaixo a ditadura e o facismo. Mais patriota que levantar a bandeira é ir à rua para falar que o governo está fazendo errado.