para vocêmaio 01, 2019

novo site: mais intuitivo, mais realista

novo site: mais intuitivo, mais realista

Hoje estamos inaugurando uma nova fase, onde estaremos trazendo ideias conceituais para a relidade, provando que conceitos e sonhos podem sim se tornar realidade. E não é segredo que com o passar dos – incríveis 9 – anos este site sofreu diversas modificações. Para representar essa visão e permitir que trabalhemos nesta nova fase, estamos inaugurando um novo layout.

Gostaria de utilizar este espaço para compartilhar um pouco do que foi alterado e o que isso significa.

Nova marca, novo conceito, nova linguagem: Já haviamos falado um pouco sobre isto, mas com este novo layout podemos expressar melhor nossas soluções. O site foi dividido em cinco partes, de forma bem nítida:

  1. Para empresas: o foco principal aqui, onde estamos, como equipe, apresentando nossos serviços de desenvolvimento e consultoria.
  2. Para você: aonde está listado os meus aplicativos, ebooks, cursos e tudo o que eu tenho produzido para a comunidade e para você. A ideia é ser bem informal, mais pessoal e próximo da realidade.
  3. Para devs: essa parte é para quem sabe que BIOS não é uma banda dos anos 80. Aqui temos alguns frameworks, informações mais técnicas e que um desenvolvedor irá querer usufluir.
  4. Web-as-a-Service: Parte da empresa vtnorton é venda de sites como serviço, e aqui temos um espaço para este portfólio.
  5. Inglês: A empresa vtnorton tem uma abrangência nacional e não estamos atendendo empresas estrangeiras, portanto não faz sentido ter este conteúdo exposto lá fora, na verdade, a parte em inglês deste se transforma em um portfólio e blog pessoal.

Isto foi imprescindível para que tudo ficasse muito bem organizado e não a bagunça que era lá em 2016! Não se lembra? Dá uma olhada em como era o site naquela época:

Alguns conceitos posto em práticas: Com esse novo layout, estamos pondo em prática algumas das minhas crenças no que transforma a web em algo melhor. Então neste site você não verá anúncio, nem pop-ups irritantes. Prezo pela sua privacidade.

Você também não verá aqui espaço para comentários, nem links para compartilhamentos. Esta foi uma decisão pessoal para evitar uma série de problemas que isso acarreta.

Na verdade, muito do que se acreditava ser necessário em um website, na verdade não é, estamos aqui para provar isso.

Heartthrob e a história do dogfood: Há alguns dias lançei, lá no GitHub, o projeto heartthrob e sua documentação [irei fazer um anúncio formal aqui no site em breve]. Este é um framework CSS, que teve como inspiração o Fluent Design da Microsoft e o Bootstrap.

Ele é um conjunto de regras como tudo deve se portar, em termos de design. É com orgulho que digo que este site foi criado usando somente esse framework.

Mais facilidade para manter: Existe uma satisfação valor agregado muito grande quando se cria algo do zero. Quando se faz um site ou sistema sem se basear em nada, e principalmente sem depender de terceiros.

O layout deste site foi criado específicamente para ele, de acordo com as necessidades estudadas, e temos o controle total de como tudo funciona. Na verdade, estamos levando a outro patamar, quando adicionamos integração contínua a ele.

Sim, você ouvir certo, colocamos integração contínua no nosso tema do WordPress, quer saber mais sobre isso? Fica ligado que vai rolar uma postagem sobre!

Não preciso nem dizer que diversos erros foram resolvidos, né?

Informações antes perdidas, recuperadas: Devido a organização antiga, a falhas, algumas informações não eram acessíveis quando se visualizava o site em inglês, ou certos conteúdos ficaram perdidos para sempre no limbo da internet até serem resgatados. Um grande exemplo disso são os aplicativos:

Durante o ano de 2015 estive lançando um aplicativo por semana durante três meses, o que me deu uma lista imença de aplicativos – baixados mais de 10 mil vezes no Windows Phone 8 e 8.1. Alguns destes aplicativos só faziam sentido naquela época ou perderam suporte com o passar do tempo e com o fim do suporte do Windows Phone.

Isso mais o desligamento da loja do Windows 8 e 8.1 não era possível ter uma noção de como esses aplicativos eram, para tanto, foi resgatado imagens da tela destes aplicativos, descrições e até – em alguns casos – o ícone deles.

Estou indo mais a fundo e pretendo estar publicando cada vez mais estes resquicios da minha história como desenvolvedor – porquê tem muita coisa que eu fiz por aí e ficou perdido no limbo.

O que esperar com essa mudança: Eu estarei escrevendo com mais frequência, compartilhando novidades e lançando novos produtos.

Estarei escrevendo sobre o meu ponto de vista em algumas atitudes empresariais, minha experiência como desenvolvedor e como consultor. Aguardem.


Nota: Estamos procurando sempre melhorar o design e outros aspectos do site e de nossos produtos, se você encontrar algo que precisa ser corrigido, por favor, avise-me.
Durante as próximas semanas este site receberá diversas outras correções e melhorias.