Blog
dez 21

O que tem de tão especial na build 17063?

O que tem de tão especial na build 17063 que foi lançado para os Insiders nesta semana? A resposta vai além das incríveis adições de funções como a linha do tempo, sets e outras.

A Microsoft lançou duas funções grandes nesta build, que por si só já fariam desta a mais esperada. A função de linha do tempo havia sido apresentada no ano passado e prometida para a Fall Creators Update, mas os Insiders nem chegaram a testar ela.  E também a função chamada, por enquanto, de Sets, que coloca as janelas dos aplicativos em uma só.

Além destas duas grandes novidades, tivemos mais de 20 páginas (de acordo com a equipe do Windows Insider) só de mudanças e a maioria delas, como:  aplicativo de configurações ganhar os efeitos do Fluent Design e a opção de alterar o idioma do teclado independente do idioma de exibição, são requisitadas a muito por nós Insiders.

O mais fantástico entretanto, foi o que ela representa. Depois de vários dias sem nenhuma compilação nova, é chegada a hora. Eu não senti tanta animação por uma build assim desde o início do programa, onde não sabíamos para onde íamos. Instalar essa build, ver a porcentagem da instalação dos Insiders pelo Twitter, comentar o quão lenta está sendo, e saber de todos os problemas de instalação logo antes de concluir. Virar a noite para instalar uma Build. É procurar vídeos de Hands on sobre o Sets e a Linha do Tempo enquanto você está baixando a nova build pois você não está aguantando de curiosidade para ver o que é isso. Impagável. Parece que o programa voltou ao que era.

Não me entenda mal, eu amo a direção em que o Windows Insider se encontra, o que a Dona Sarkar e sua equipe estão fazendo e o entendimento deles sobre a responsabilidade e o trabalho que eles tem é sensacional. E antes que venham haters dizendo que essa empolgação começou logo após a saída do Gabe Aul, deixe-me te dizer que antes dele sair já não estávamos tão empolgados quanto ficamos com essa última.

Como o Zac Bowden bem ressaltou, essa build é cheia de bugs. Design por fazer, primeiras versões de testes do produto como deve ser. Não foi como o My People que quando foi lançado para os Insiders já estava em uma versão madura e que nós não tínhamos tanto o que falar para a equipe de desenvolvimento. Mas desta vez, a função Sets esta inacabada, bugada, estranha, e estamos amando pois agora podemos mandar feedback enquanto eles constroem essa parte.

Espero ver mais builds como essa, o que vocês acharam desta build?

About The Author

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.