Blog
out 24

Formula v3.1710.363 – O que tem de novidade?

Um nova atualização chegou na loja! Agora o Formula ? Universal Code Editor tem várias novas funções e correções de erros que irão fazer você amar este produto. Ouvi o seu feedback e esta é o maior lançamento deste produto. Quer ver o que mudou?

Eu quero que você possa curtir esse produto, então é por isso que estarei abrindo em modo trial de 1 dia até 27 de Novembro, e não se esqueça que para MVPs o Formula é grátis!

Novo design

A interface original do Formula foi baseado no Microsoft Edge para parecer similar e próximo do que os usuários esperam de um aplicativo para Windows 10. Mas, alguns usuários acharam que esse não era o design ideal, e baseado no feedback deles, o design foi 100% refeito.

Começando com o novo Fluent Design que foi implementado no Windows 10 Fall Creators Update, o aplicativo está sexy com o design acrilico entre outras novidades.

Depois disso, foi hora de refazer o ícone do Formula para a barra de tarefas, agora está transparente.

Página de boas vindas

A página de boas vindas recebeu um novo look, com muito trabalho e muito feedback dos beta testers, essa área agora inclui:

  • Arquivos recentes: Uma maneira mais intuitiva, mais produtiva para abrir arquivos.
  • Notícias de desenvolvimento: Descubra o que está sendo desenvolvido para o Formula, na página de boas vindas agora tem incluso as últimas notícias do Formula.
  • Ícones, Ícones, Ícones: Existe novos ícones através de todo o aplicativo, incluindo nas abas, e por colocar os ícones, a experiência da página de boas vindas ficou mais intuitiva para nvoos usuários identificar o que eles querem.

Modo escuro

Sim, ele chegou! A função mais requisitada de todos os tempos! Um modo completamente novo, o modo escuro. Desenvolvedores preferem codificar em um ambiente que é mais confortável para os olhos deles, e algumas vezes muita luz nos olhos não é exatamente confortável. Então, escutei vocês e agora, está aqui! Para ativvar ele, coloque seu telefone ou PC no modo escuro, ou vá em Settings > Personalization e mude para Dark Mode.

Por favor, me diga o que você achaou do novo Dark Mode!

Código

Formula é todo sobre código. Então aqui estão algumas mudanças que irão melhorar o seu código!

  • Personalização: Você pode mudar a fonte padrão e o tamanho dela no novo painel de configurações. Para fazer isso, vá em Settings > Personalization. Você irá precisar recarregar a aba que você está trabalhando para que a mudança tenha efeito.
  • Full screen: Você pode utsar o novo botão no editor para abrir o Formula em tela cheia, ou precione F11.
  • Status bar: Tem três coisas novas aqui: linha e coluna, além do número de linha de código, alguns usuários vão amar ver em que linha e em que coluna eles estão. Agora no canto inferior direito, você pode ver isso! Além de melhroas no reconhecimento do não-UFT-8. Não é perfeito ainda, eu sei, mas ainda estou trabalhando isso, e parte deste novo código já está no App e mostra o formato em que você está trabalhando na status bar. Ainda na status bar você pode ver em que linguagens você está trabalhando.
  • Mais suporte a linguagens: yeah! Claro, e este é a maior adição de linguagens inclusas no Formula. Antes eram apenas 18 linguagens, e agora reconhece 34! Aqui está a lista completa de novas linguagens: Cobol (yeah? eu sei, Mas é Universal Code Editor, lembra?), CooffeeScript, Crystal, Cython, Fortran (Universal Code? realmente), F#, Objective-C, Pascal, PowerShell, Ruby, Factor, Diff, Groovy, Elm e Yaml. Se sua lingua favorita nãoe stá aqui, por favor, me avise e eu irei trabalhar para incluir ela.

Melhorias nas abas

Tive muito trabalho aqui, e você vai amar como as abas estão funcionando agora. Mais de 90% da lógica nesta área foi reescrita, e com isso muitos bugs foram consertados e novas funções chegaram::

  • Reorganize abas: você pode arrastar uma aba para a esquerda ou direita para mudar a sua atual posição.
  • Menu de contexto: Clique com o botão direito em uma aba para acessar funções como: Fechar aba, fechar outras abas, fechar todas não salvas.
  • Visualizador de abas: abas agora ocupam somente o espaço necessário para cada uma: você pode acessar a aba que você precisa só clicando no visualizador de abas. Deslize para a esquerda para deletar ela.

O aplicativo em si

  • Linha de comando: Ainda estou fazendo disso algo, mas por hora você pode digitar “formula” no prompt de comando ou na barra de endereços do explorar de arquivos para abrir.
  • Página de configurações: Isto é realmente animador, não só pelas funções que estão aqui, mas no que vai estar aqui no futuro. Mas por enquanto, você pod elimpar a lista de arquivos recentes, restaurar padrões, mudar o layout e mais.
  • Página de sobre: Agora na página de sobre você pode ver as notícias.
  • Log de mudanças: A visualização dos logs de mudanças agora está completamente diferente. Changelogs podem ter imagnes, gifs e a leitura foi realmente melhorada.

Correção de problemas

  • Agora, quando você termina de digitar o nome de um novo arquivo, basta apertar Enter para criar ele.
  • Após criar um arquvio agora ele abre sozinho.
  • Abas não irão piscar quando você salvar ou mudar um arquivo.
  • Status bar agora irá desaparecer quando o arquivo for fechando.
  • O design foi melhorado para dispositivos com high DPI.
  • Quando abre um novo arquvio, a janela não irá piscar.
  • Consertado o erro que fazia a página de Novo Arquivo quebrar após selecionar uma linguagem e voltar para mudar a categoria.
  • Correções de ortografia.
  • Consertado o problema que impedia arquivo com o código ?</textarea>? de abrir, como o arquivo jquery.js.
  • Removido o botão de doar com o Paypal.

Notas

Formula irá continuar o suporte para o Windows 10 Mobile. Mas as versões inciiais do Windows 10 (10240 e 10586) não são mais suportadas, por causa de funções como as abas e os menus de contexto. Se você quer atualizar o Formual você precisará atualizar o Windows.

O ciclo de desenvolvimento do app irá seguir o ciclo de desenvolvimento do Windows, então vocês irá ter uma nova versão incrível, como essa, em março ou abril do próximo ano. Por favor, me envie feedbacks ou reporte qualquer bug que você entrontrar, estarei mandando hotfixes para a loja até 15 de dezembro.

 

About The Author

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.