Blog
jun 26

Olá WordPress, tudo bem?

Se você me segue por mais de um ano, você provavelmente sabe que eu sou desenvolvedor Windows e também, aspnet. Eu comecei nesse negócio da web com aspnet, logo depois de usar o Blogger. Então foi natural pra mim querer escrever meu próprio CMS (como o WordPress) em aspnet. E foi isso o que eu fiz. E claro é incrivelmente difícil fazer isso quando você está sozinho e não tem satisfação nenhuma com o seu trabalho. E claro, estou falando de Web Forms.

Esta não era a única coisa que eu estava fazendo de errado, e por fazendo de errado eu quero dizer: não estava fazendo da forma como eu deveria. Tipo, todo o mundo estava utilizando o GitHub ou o Visual Studio Online como repositórios, e eu estava usando o TortoiseSVN. Todos estavam fazendo projetos opensource, enquanto eu… bom, nenhum projeto novo. Isso porque eu estava focado em tentar criar o meu próprio gerenciador de conteúdo e meu próprio site em AspNet. Um site que eu estivesse orgulhoso. Isso nunca aconteceu. Perdi as contas de quantos posts eu deixei de fazer porque o site simplesmente não era ideal. Quero dizer, eles sempre aparentaram incríveis mas estava faltando algo, do backend até o frontend.

Eu não estava feliz. E com isso quero dizer, não havia novos projetos, novos posts. Se eu vou mudar o meu site depois eu não poderia compartilhar um link porque ele ficará quebrado em pouco tempo. É insano pensar que eu tenho feito isso por 7 anos! 7 anos que eu tenho tentando encontrar o site perfeito (mesmo com os meus amigos me dizendo para visitar o WordPress). Não escutei eles, perdi a oportunidade.

Então, em Janeiro de 2016, eu decidi mudar, não só meu site para o WordPress mas todos os meus projetos para a forma certa de fazer. Agora eu sou WordPress. Duas perguntas vem a partir disso: você está abandonando a Microsoft? e porque demorou um ano e cinco meses para mudar isso?

Não, eu não estou abandonando a Microsoft. Eu amo aspnet e amo criar com essa tecnologia, e é por isso que eu continuo usando para gerenciar meus webservices e todos os meus projetos web. Só não é a melhor coisa para gerenciar blogs, como este. Eu consigo listar toneladas de exemplo de porque o WordPress é melhor para gerenciar um site do que aspent. Na verdade, eu já falei um exemplo sobre – traduzindo sites, WP faz isso melhor.

Eu levei muito, muito, tempo para mudar o meu site para WordPress, e aqui estão os motivos:

1) Eu estava perdido. Eu estava tentando fazer algo que não era o meu chamado. Eu encontrei um trabalho. Sai do trabalho. Entrei em outro trabalho, e também saí dele. Estou estudando. Eu tenho uma semana com mais de 7 provas vindo aí, eu tenho que estudar! Como eu vou arranjar tempo para isso? Não arranjei. De novo, se você me segue, você sabe que eu tentei varias coisas no início deste ano e final do ano passado. Agora estou focado. Eu estou exatamente aonde deveria estar, fazendo exatamente o que deveria estar. Sou oficialmente engenheiro de software na Vítor Norton – sim, uma empresa com o meu nome – e estou prestes a finalizar meus estudos. Então você sabe, tenho mais tempo livre.

2) Foi complicado. Eu tinha esse site: um site bem bacana. Com todas as funções que eu queria, e este blog. Este blog não tinha as funções que eu queria. Eu não sabia como criar com PHP. Tinha que aprender primeiro. Então, movendo passo a passo para o WordPress foi difícil. Foi difícil pois eu colecionei mais de 5 sites que eu não estava só movendo para o WordPress como estava fundindo eles em um só. Ainda há muitas coisas que eu não tenho do aspnet, como o submenu mudando de página pra página. Ainda estou descobrindo como fazer isso. E para me ajudar nessa mistura toda, eu tinha o Formula, Conjugar, Random 42 and True Dark Mode. 4 Apps! 4 APPS, sem contar os que já não são mais suportados como o Tocha Olimpica e o Time Calculator e outros 3. E se você se lembra bem, eu comecei uma empresa (B-WEB) e fiquei como editor chefe do vnext por 6 meses. É muito trabalho. Foi complicado. Queria que tivesse sido mais fácil, mas não foi.

Claro que eu aproveitei essa oportunidade para dar uma boa atualizada no site, incluindo algumas coisas que lembram o Fluent Design.

Este lugar em que eu estou: esse site que eu estou. Este é o site que eu queria a 2 anos atrás, e estou sendo bonzinho comigo por não dizer 7 anos atrás. Então, o que eu teria realizado se eu tivesse esse site a dois anos atrás? Stay tuned!

About The Author

I don't dream, I do a lot of things. Sou desenvolvedor Windows e Web, tenho o título de Windows Insider MVP (Anteriormente Microsoft MVP: Windows Experience). Sou escritor, programador, artista, mágico e inventor.